terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Sesc está com inscrições gratuitas para curso de gaita-ponto


Sesc está com inscrições gratuitas para curso de gaita-ponto

O Sesc em Santa Catarina informa que estão abertas as inscrições para bolsas de estudos gratuitas para o curso de gaita-ponto, do projeto “Fábrica de Gaiteiros”, oferecidas pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). O projeto atende crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, que aprendem a tocar gaita-ponto, instrumento que projetou Borghetti para o Brasil e exterior. O Edital 006/2016, disponível no site do sesc-sc.com.br, disponibiliza 35 vagas gratuitas de bolsas no Projeto – “Fábrica de Gaiteiros”.
As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelos pais ou responsáveis, no Sesc em Lages, na Avenida Dom Pedro II, 1693 – Bairro Universitário – Lages. Para se candidatar no processo seletivo de ingresso ao PCG, o responsável legal precisa comprovar renda familiar bruta de até três salários mínimos, ou seja, R$ 2.640,00 e atender os seguintes requisitos básicos: ser preferencialmente dependente de comerciário; ou estar matriculado ou ser egresso da educação básica da rede pública de ensino.
As aulas são gratuitas, individuais, uma vez por semana, no Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc. O instrumento é disponibilizado ao aluno, que também pode levar para estudar em casa. As gaitas cedidas aos alunos são confeccionadas pelo projeto de Renato Borghetti, com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.
O lançamento oficial do projeto social “Fábrica de Gaiteiros”, aconteceu no dia 22 de novembro, no Centro Cultural Vidal Ramos, e é uma parceria entre o Sesc em Santa Catarina e o Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Criado pelo músico gaúcho Renato Borghetti, o projeto é voltado à educação musical de crianças e jovens, através do ensino do acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.
“Uma coisa eu garanto, vai ter muita criança tocando gaita-ponto em Lages em menos tempo do que se imagina. Assim como acontece no Rio Grande do Sul, tenho certeza que esse projeto será muito positivo para Santa Catarina, pois tem um envolvimento muito grande da comunidade e dos familiares dos alunos, de uma forma bonita e emocionante. Agradeço ao Sesc por acreditar nessa ideia e oportunizar que a Fábrica de Gaiteiros ultrapasse as fronteiras. Essa parceira nos traz a tranquilidade de sabermos que estamos no caminho certo”, salienta Renato Borghetti.
Sobre o Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc
O Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc, está localizado na Rua Vidal Ramos Júnior 152, centro, Lages. O espaço administrado pelo Sesc em Santa Catarina conta com cafeteria, duas galerias de arte, central Relacionamento com Clientes, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura, cinema com viabilidade de múltiplo uso, e uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região, com espaço para visualização de documentários e audiovisuais do acervo do CineSesc e audição de diferentes grupos musicais catarinenses e de referência na música brasileira.
Sobre a Fábrica de Gaiteiros
O acordeonista gaúcho Renato Borghetti, em suas viagens e shows pelo interior do Brasil e Rio Grande do Sul, recebe milhares de correspondências e pedidos verbais de fãs e admiradores. Entre tantas demandas, passou a carregar consigo algumas que considerou especiais: aquelas que solicitavam doação de gaitas ou auxílio para aquisição do instrumento, demasiadamente caro para os padrões brasileiros. “Essas cartas e e-mails me fizeram perceber o quanto era restrito o acesso da gaita-ponto aos interessados de baixa renda, evidenciando, assim, a carência de um projeto que permitisse o estímulo e a inclusão de jovens talentos na perpetuação da autêntica cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos,” comenta Renato.
Unir inclusão social, aumentando a autoestima e o espírito de coletividade, ao mesmo tempo estimulando a sensibilidade e conhecimento da cultura local é a finalidade do projeto, com uma gaita social, que estimula crianças e jovens a se interessarem pelo instrumento, oferecendo aos mesmos as devidas condições para o aprendizado e para futura aquisição do instrumento, criando uma verdadeira “Fábrica de Gaiteiros”.
A “Fábrica de Gaiteiros” também está implantada nos municípios gaúchos de Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Guaíba, Tapes, São Gabriel, Bagé e Butiá, com a participação de mais de 200 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se com nome, cidade e estado e deixe seu chasque.